A História de Porto de Galinhas

INFORMAÇÕES

LOCALIZAÇÃO

Ipojuca-PE

HABITANTES

4500

ALTITUDE

10 Metros

COORDENADAS

8° 30′ 15″ S, 35° 00′ 04″ O

A História de Porto de Galinhas

A região do Ipojuca esteve totalmente enquadrada no sistema colonial, com muitos engenhos de açúcar, ainda no século XVI. Já nos primeiros anos da chegada dos portugueses no Brasil, Porto de Galinhas destacou-se como um dos maiores portos exportadores de pau-brasil e de drogas medicinais do sertão.

Ressalta-se que o engenho Caetéis, último reduto dos índios Caetéis no sul de Pernambuco, situava-se logo atrás de Porto de Galinhas.

 

Nos mapas e relatos dos primeiros exploradores de Santa Cruz, já constavam os nomes como Porto do Boi Só, Maracaípe, Porto de Galinhas e da feitoria de Santo Aleixo, na ilha do mesmo nome, segundo local habitado pelo homem branco no Brasil.

Do exposto conclui-se que as terras do Ipojuca nessa parte litorânea, já eram conhecidas e habitadas pelos portugueses, franceses e espanhóis antes de 1530, na fase que se denomina de ciclo do pau-brasil.

PISCINAS PORTO DE GALINHAS
PISCINAS PORTO DE GALINHAS

Logo após esta fase de expansão, que termina em 1550, Porto de Galinhas passa por um período de decadência, retornando depois de 1600 plenamente integrada ao sistema colonial como porto importador dos produtos da metrópole e exportador de açúcar bruto, abrangendo os engenhos do sul do Ipojuca.

No século XIX torna-se o maior porto de contrabando de escravos do Brasil, sendo construído o forte da Gameleira.

 

Com a libertação dos escravos novamente Porto passa por um período de decadência. De 1900 a 1960 tem outra vez, redefinido seu papel e torna-se estação de veraneio dos senhores de engenho.

 

A partir de 1960 Porto é descoberto pela classe média que a transforma em um dos mais conhecidos balneários do Brasil. Em 1986 surge o primeiro meio de hospedagem.

 

Hoje possui vários hotéis, resorts, pousadas e uma completa infra-estrutura de alimentação e serviços diversos, gerando empregos diretos e indiretos.

 

 Texto extraído do livro “A história e geografia de Ipojuca” do saudoso professor Antônio Geraldo de Souza Leão.

Porque o nome Porto de Galinhas

Os historiadores contam que a partir de 1850, começaram a aportar nesta praia, navios negreiros trazendo escravos contrabandeados do continente africano, escondidos nos porões e encobertos por engradados, os denominando galinhas d’angola.

 

Assim as tripulações dos navios criaram uma espécie de senha para divulgar a chegada de mais escravos: “Tem galinha nova no porto” daí o nome.

Mas isso é folclore.

 

Na verdade, desde 1634, já é mencionada a “Vila de Porto de Galinhas” no mapa de Franz Post. E por que esse nome?

Muitos nativos de uma região do interior da África denominados “galinhas” eram trazidos como escravos e desembarcavam nesta praia. Acredita-se que esse seja realmente a origem do nome.

 

 A história toda pode ser encontrada no livro “A invenção de Porto” do professor Luiz Cavalheira de Mendonça.

PRAIA DO CUPE
PRAIA DE MURO ALTO

O que fazer de dia

Eleita muitas vezes, a praia mais bonita do Brasil, Porto de Galinhas conta com uma estrutura turística invejável. São inúmeras opções de passeios, um verdadeiro complexo gastronômico, com mais de 100 restaurantes, bares, lanchonetes e muitas lojas prestadoras de serviços, nas ruas e galerias.

Para curtir as praias, observe bem o mar: com a maré alta é muito perigoso em alguns pontos. Na tábua das marés confira os melhores dias e horários para um bom aproveitamento das praias.

 

As piscinas naturais, principal atração de porto, deve ser visitada quando a maré estiver baixa (abaixo de 0.4). Quanto mais baixa melhor. As jangadas fazem esse belíssimo passeio entre os Recifes. A saída é na praça das Piscinas Naturais.

Nas piscinas pode-se fazer mergulho e diversas empresas oferecem esta atração. Há ainda passeios de jangada no Pontal de Maracaípe, visitando os mangues.

 

Outra opção imperdível são os passeios de buggy. Os bugies estão disponíveis na Vila, nos Hotéis e Pousadas. São passeios por Muro Alto, Pontal de Maracaípe, Praia do Cupe, Serrambi e outros lugares.

Na hora de se alimentar, conheça o sabor da região, com estabelecimentos oferecendo um variado cardápio de opções. De pratos requintados até os mais populares.

 

Também na praia é oferecido muitos pratos, petiscos e bebidas. Na praia observe a questão de higiene e principalmente, combine os preços dos alimentos e aluguel de cadeiras e guarda sol.

E as compras? Porto oferece grande quantidade de lojas/galerias com uma infinidade de produtos. Certos produtos, só é encontrado em Porto, principalmente  quando se tratar do artesanato regional.

 

  • PASSEIOS – A Pousada Pérola do Porto não oferece nenhum tipo de passeio, mas, existem diversas empresas especializadas que disponibilizam passeios como: Conhecer as Piscinas Naturais, Passeios de jangada por Maracaípe, Passeios de Buggy por Muro Alto, Conhecer o Pontal de Maracaípe, Conhecer a praia de Serrambi entre outros.

Se você tiver interesse podemos indicar algumas empresas para você mesmo fazer seu contato e ver se atende as suas expectativas – ver na recepção.

O que fazer de noite

Muitos restaurantes oferecem música ao vivo, principalmente Voz & Violão, grupos de forró, shows folclóricos e nos pub’s e discotecas, som de Dj’s em dias alternados. 

 

Os Hotéis também possuem programação variadas de apresentações de diferentes artistas. Como os eventos acontecem em épocas e dias variados é sempre conveniente se informar no CIT (Centro de Informações Turísticas) na Vila ou nas recepções dos Hotéis e Pousadas.

 

Destaques especiais para as pizzarias na Vila, algumas apresentando música ao vivo.

 

Os passeios pela Vila à noite é um ótimo programa. 

Conheça a feira de artesanato (permanente) na rua Beijupirá e as muitas galerias. 

 

Outra sugestão muito agradável, são os cafés e bares espalhados por toda a Vila. São bastante frequentados e ponto de encontro de turistas e moradores.

  • OUTRAS ATIVIDADES…

Bem pertinho da Pérola do Porto temos o ponto de surf, voou de paramotor, mergulho com cilindro, cursos de mergulho, ensaios fotográficos entre outros…

.

PRAIA DE PORTO DE GALINHAS
PRAIA DE MARACAÍPE
PONTAL DE MARACAÍPE
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?